Wednesday, November 02, 2005

Vende-se, porra!

O direito é, para a maioria dos povos, um conjunto organizado de leis que rege a convivência em sociedade. Para os portugueses, é uma caça ao tesouro. Basta encontrar uma falha ou um atalho para ganhar o grande prémio. No fundo, os portugueses têm uma aptidão inata para furar o esquema.

Desde que me lembro, vejo carros espalhados pela cidade com folhas A4 coladas na janela com mensagens misteriosas e indirectas, normalmente acompanhadas de um número de telefone.

“Informa”

“Trata”

“Como novo”

“Bom estado”

“Um dono”


Esta é a linguagem de uma sociedade secreta que vive na clandestinidade, proibida de vender, esses donos de Opel Kadett, Fiat 127 e Citroën Visa por todo o país que procuram apenas uma oportunidade de melhorar a sua vida.

Segundo se diz, existe uma lei que proíbe que se ponha um carro à venda no meio da rua. Naturalmente, nada que impeça um português de vender o que bem quiser onde bem lhe apetecer. A proibição apela ao sindicalista em cada um de nós, aguça-nos a curiosidade e refina a imaginação.

Desde então, ninguém põe simplesmente o carro “à venda”, em vez disso põem o carro a tratar, ou dão informações sobre o carro. Às vezes apetece-me responder a um desses anúncios e pedir informações: que tempo vai fazer amanhã, onde fica a Rua do Rosário, qual é o número de telefone da Leitaria Saudade.

A minha teoria é que tudo isto é um boato que alguém lançou há muito tempo, e que hoje já ninguém tem coragem de pôr em causa. Por mim, tudo bem. Podemos continuar a brincar aos adultos, sempre ajuda o tempo a passar.

4 comments:

Bluedog said...

Então diga lá qual é o número de telefone da Leitaria da Saudade ? Esta marca é qualquer coisa de ESPECTACULAR, um retrato sociológico e cultural da transformação de Lisboa (pelo menos) nos últimos cinquenta anos!!!

Gosto da força do título, de facto continuamos a ser artistas no modo de fingir que respeitamos a lei, quanto ao seu espírito que se lixe !!! Decididamente voto no PORRA, mesmo em saldos!

bublicious said...

Gostei do fim...brincar aos adultos LOL...parece-me bem!!..já q levam a mal se forem adultos a brincar às crianças...
Bjs

GoncaloCV said...

Eu punha um criativo "BENDE-SE"

Ainda tou perplexo como ninguém se lembrou desta ainda.

Bjs

nana said...

um dos meus preferidos é "procuro novo dono"!
;)